terça-feira, 23 de março de 2010

Os Diários de Reagan





Recebi este livro há dias e gostei bastante de o ter recebido. Ainda agora o comecei a ler, vou na página 100 ou coisa que o valha, e já acho bom.
Não há teorias políticas, não há lições de governação, não há interpretações da Constituição ou teorias da conspiração. O que há é um registo daquilo que o Reagan fazia dia a dia: discurso aqui, reunião acolá, visitas dali, visitas de lá.
Mas o que me faz falar deste livro é a capa da edição portuguesa (a que está acima).
Debaixo do título, está escrito: «O único diário presidencial na história americana».
Se eu fosse desatento, até acreditaria.
Mas, felizmente, o livro tem a introdução do editor americano, Douglas Brinkley. Por esta se vê que, afinal, Reagan foi o 4.º Presidente dos EUA a escrever um diário na Casa Branca (mesmo que ainda não tivesse este nome)
O editor afirma claramente, e ele deve saber, que «só quatro presidentes mantiveram diários de forma continuada e regular» (depois, nomeia-os).
Então, por que carga de água há-de vir na edição portuguesa que este é primeiro, aliás, o único?
Eu não exijo que o tipo que faz a capa tenha que ler o livro; mas com certeza que alguém que saiba há-de ver a capa e confrontá-la com o seu conteúdo.
Procurei a edição americana e claro que vi coisa diferente.
Não se faz referência à inexistência de um outro diário de qualquer outro presidente; apenas se diz que este é o diário de RR.

Nenhum comentário: