quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Antes do tempo

Já arranjei umas prendas de Natal para mim. Mas não tive paciência para esperar pelo dia certo.

Este é um livro sobre Ray Bradbury, autor de ficção científica; e é-o há cerca de 70 anos. O mais conhecido dele é capaz de ser Fahrenheit 451; foi posto em filme por Truffaut (aliás, um excelente filme). Este livro é engraçado porque tem muitas indicações sobre a vida do autor, bem como imensas capas de revistas onde os seus contos iam sendo publicados.
Um dos outros é o 300; não o filme mas a banda desenhada original. É de um autor muito bom, Frank Miller, de que tenho o Batman Returns e o Sin City.
É sempre impressionante ler alguma coisa deste homem.
Por fim, este é de um autor que não conhecia mas de que gostei bastante, Rick Veitch. Os desenhos são bons e, embora não tendo diálogos, tem um texto que acompanha, quase metaforicamente, a história. Pode-se ver aqui uma notícia sobre ele.

A verdadeira prenda de Natal ainda não a tenho; está comprada mas por esta tenho que esperar.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Visitas e placas

Todos os políticos adoram ir aos sítios e terem uma placa com o seu nome a fixar que eles lá foram.
Estas duas estão no castelo de Algoso, concelho de Vimioso. É um sítio bem bonito, alto, escarpado, um pouco assustador.
Este castelo fazia parte de uma linha de comunicação para Outeiro e, depois, Bragança.
Mas isto não interessa; uma das placas é esta:
A outra placa documenta a visita de mais um político, por acaso, inimigo do outro; mas que interessa desde que todos tenham a sua placa?
O engraçado disto é, como se pode perceber, que as duas placas estão juntas uma à outra, como se cada um disse ao outro: «Eu estive aqui!».
É claro que ir a Algoso não é só ver isto; é ver tudo o mais.
Mas, para já, chega.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Empreitada

Decidi ler os livros dos Cinco de corrida. Mas, à boa maneira portuguesa (como é normal nas empreitadas), não corre tudo como planeado.
A ideia era ler por ordem mas descobri que me desapareceram, momentaneamente, os livros 1 e 5 (e deste gosto muito); ou seja, para já, não vou lê-los todos de seguida. Eles desapareceram da minha vista mas estão em casa... algures.
Mas já cheguei ao 10, o que tem a capa acima. É dos melhores da colecção.
Infelizmente, não tenho a colecção original, a da ENP. Tenho uma outra, da Abril, publicada em 2000. Os textos são quase absolutamente iguais, tirando alguns modernismos, tirando algumas actualizações. Os desenhos também são outros e, parece-me, não tão expressivos quanto os da primeira edição.
Enfim, são mudanças e não grandes defeitos.
O 18 é também um dos melhores.
Já descobri que não consigo lê-los com a velocidade que pensava que iria ter; afinal, os livros não são tão pequenos e temos que parar antes de chegar à aventura!

Como disse, só tenho os livros de 2000; as fotografias não são minhas mas sim deste blog que, entretanto, está em pausa.

domingo, 7 de novembro de 2010

Um livro e um poster

Recebi há dias o livro, acompanhado do poster, de Abel Rosa, um dos autores do blog Beatles Forever, de que já aqui falei (tenho uma t-shirt deles, aliás).
O livro é bastante interessante para quem gosta do tema. 
Trata de todos os EP's e singles dos Beatles que foram publicados em Portugal
Tem fotografias das capas, das contracapas, etiquetas e variações destes itens.
Na fotografia de cima, estão o livro e o poster, bem como a sua caixa. Está também um EP que me foi oferecido e que está no livro, na p. 27. O meu é o de capa azulada.
De acordo com o que lá consta, este EP vale ouro! Ainda bem.
Comprei dois livros, um para mim e outro para a Rita. Simpaticamente, vieram ambos autografados.
Pode ser que também venham a valer ouro daqui a uns anos.
Ainda estou à espera de conseguir encontrar um outro EP deles que tenho algures.