segunda-feira, 16 de maio de 2011

Os carros do Tintim

Ao londo de vinte e tal livros, é natural que existam dezenas de carros desenhados nos albuns do Tintin. Uns são fáceis de reconhecer, outros nem tanto.
Existem, aliás, nas lojas do Tintim, diversas miniaturas de carros que surgem nas diversas aventuras, como se pode ver aqui.
Vem isto a propósito de um carro que vi há dias e que só então me apercebi que era o Matateu, o MB 180 dos anos cinquenta.
O desenho está na p. 13 de O Caso Girassol:
Fiz uma pequena pesquisa na net e fui dar com esta página onde estão todos, mesmo todos, os carros que estão nos livros. Lembrei-me logo do Dicionário de Nomes Próprios.
Este MB 180 não está na página principal, talvez por não ter grande destaque (o autor coloca-o numa secção a que chama bric-à-brac); mas está .
A carrinha que está à frente, a passar, é a carrinha do Talho Sanzot cujo número de telefone é parecido com o do castelo do Capitão.
É uma VW Kombi, conhecida por cá como o pão de forma:
Muita coisa se poderia dizer sobre este assunto mas, para já, chega.

Um comentário:

Jorge Macieira disse...

Caro José Dias,
Já percebi que o Tintin não lhe desagrada. Pois pode descobrir mais links para ele e outros personagens em http://www.macieira-law.com/boletim/bd.htm. Notícias frescas é no http://www.facebook.com/pages/Tintin-News/247576748618719
Saudação tintinófila,
Jorge Macieira