sábado, 30 de janeiro de 2010

Outra vez o Hitler?!

Acabei, há uns dias, de ler esta biografia de Hitler, o maior filho da mãe que alguma vez mandou.
A vantagem da condensação feita pelo próprio autor não esconde, como é óbvio, as vantagens de uma leitura da obra completa. Ficamos a perder muita informação que, não sendo essencial, nos ajuda a completar a ideia que temos do tema.
Depois de ter acabado este livro, comprei outro sobre o assunto mas que é um bocado diferente do comum.
Trata-se de «O Estado Popular de Hitler», de Gotz Aly:
Este trata mais dos aspectos financeiros da Alemanha Nazi, designadamente, da estratégia de saque dos territórios ocupados. Artimanhas monetárias, com os famosos RKK, impostos mais altos para os judeus e outros inimigos do povo (para que este, ariano, vivesse bem), etc..
É um livro que, como o seu autor, dá aso a várias discussões mas nada se perde com a sua leitura. Pode-se ver aqui um resumo e uma opinião.


E o título do post?
A minha filha quando me viu com este livro, exclamou: outra vez o Hitler?!
Respondi-lhe que sim e sempre. Não podemos esquecer o que aconteceu às ordens deste homem, o que aconteceu por causa dele. Uma guerra que durou os «seis anos mais mortíferos da história da humanidade» (como li aqui), uma política de Estado contra a Humanidade, contra tudo o que se mexesse, um ódio arvorado em critério político, um extermínio que seria imparável não fosse a derrota da Alemanha.
É fundamental que continuem a existir livros sobre isto.

Nenhum comentário: