A passadeira em cima é um «site of national importance», conforme o decidido pelo governo britânico.
Seria só uma simples passadeira se não se tivesse dado o facto, no Verão de 1969, de os Beatles a terem atravessado e, com isso, conseguirem uma das melhores (e mais parodiadas) capas de LP.
Claro que há mérito do fotógrafo e de quem mais trabalhou nisto. Mas a verdade é que esta passadeira só é famosa por causa daqueles peões que estão ali fotografados.
Será muito difícil a Câmara de Londres (ou o equivalente) mudar as estradas daquela parte da cidade de maneira a que esta passadeira desapareça. É um património que não custa sustentar e que, em princípio, lá estará por muitos anos.
Em Portugal as coisas podem ser diferentes. E lembro-me disto a propósito de coisas (património, para alguns insubstituível) que se encontram por aí que deixaram de ter utilidade e nunca a voltarão a ter. O caso de cima é a linha do Sabor que encerrou em 1988.
Que é que se poderá fazer com isto? Alguém quererá pegar nisto, alguém será capaz de pegar nisto e tornar útil, benéfico, para os outros?
Não sei, não sou capitalista nem empresário; custa-me ver estas estações como estão (da do cruzamento de Freixo nem se fala) mas ainda vale a pena estarem ali?
Não sei.
É mais fácil manter uma passadeira numa rua duma cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário